Todo equipamento que é usado nas suas leituras e análises laboratoriais possui uma faixa de uso. Um pHmetro, por exemplo, pode ter uma faixa de uso de 0 a 14 pH, onde as leituras são feitas dentro dessa faixa.
Os pontos de calibração são marcações específicas, que geralmente representam os valores mais importantes no seu processo, as leituras mais feitas pelo seu equipamento. Calibrar seu equipamento em pontos próximos e dentro do intervalo de leitura, te dá mais confiabilidade, sendo assim, menos dúvidas quanto as suas medições.
Exemplificando os Pontos de Calibração
Observe o exemplo a seguir: suas leituras de pH estão entre 4 e 10 pH, desse modo você deve calibrar seu equipamento com MRCs (Material de Referência Certificado) nos pontos de 4, 7 e 10.
De acordo com o Documento Orientativo da CGCRE, – DOC-CGCRE-22 em sua última versão, a calibração de um pHmetro deve ser realizada em duas etapas. A primeira etapa é a elétrica, que seria a calibração do equipamento nas faixas de (-500 mV à 500 mV / 0 a 14 pH), a segunda etapa é por meio de MRC que pode ser de 2 a 10 pH.